2 de outubro de 2010

Liberdade de imprensa e Censura

Algum tempo atrás a Carta Capital deu a seguinte capa:


No texto, assinado por Sergio Lirio, a revista afirma que a dita "liberdade de imprensa" não está sob risco algum em solo brasileiro, muito pelo contrário. Percebe-se um número crescente de blogs, jornais diários e revistas semanais e mensais no país. Há uma profusão de fontes e pontos de vista como nunca antes e viu.


A Veja, com o Capítulo V da constituição sendo atacado por uma estrela ninja petista na capa, claramente discorda da Carta Capital. O texto da reportagem, que pode ser lido online pelo Acervo Digital da revista, é bastante longo e por isso não vou reproduzi-lo aqui, mas cabe o seguinte comentário, trecho de artigo publicado no blog do Rogério Christofoletti e reproduzido pelo Observatório da Imprensa:

Impositiva, editorializada, recheada de adjetivos e carente de dados, a matéria de capa – "A imprensa ideal dos petistas" – é assinada por Fábio Portela. Em oito páginas fartamente ilustradas, a Veja desfere frontais ataques ao governo numa espécie de revide após declarações críticas do presidente Lula na semana passada. Lula se queixava da imprensa, o que é natural e esperado de qualquer governante. Veja transforma as reclamações em ações concretas do governo para deter os meios de comunicação e os jornalistas. Este é o raciocínio que – convenhamos – não se sustenta pela absoluta falta de dados da realidade e argumentos no plano discursivo.

Assim como O Estado de São Paulo:

24 de Setembro de 2010
RIO
Reunidos ontem no Clube Militar, no centro do Rio, o diretor de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Rodolfo Machado Moura, e os jornalistas Merval Pereira (O Globo) e Reinaldo Azevedo (Veja) acusaram o governo federal de tentar controlar a produção de notícias e a produção cultural no País desde o início da gestão do presidente Lula, que foi chamado várias vezes de "autoritário".
O tema do painel organizado pelos militares foi "A democracia ameaçada: restrições à liberdade de expressão". O primeiro aplauso do salão lotado veio para Reinaldo Azevedo, quando declarou que a Lei da Ficha Limpa é "escancaradamente inconstitucional". Na única divergência entre os dois jornalistas no debate, Merval disse considerar a lei correta.
Em seguida, Azevedo criticou as restrições propostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à publicidade de alimentos não nutritivos. Moura afirmou que não há monopólio da mídia no País.
Após a palestra, Merval disse considerar "um ótimo sinal" o Clube Militar fazer uma reunião pela liberdade de imprensa". "É sinal de que eles (os militares) aprenderam alguma coisa."
Mas quem está com a razão? A Carta Capital está louca, compactua ou só é ingênua? Estamos realmente sob o risco eminente de uma censura completa e esmagadora aos meios de comunicação no Brasil, risco tão grande e avassalador que exigira a interferência deles (os militares)? Mas e o Jornal do Futuro? Ainda não sabemos seu posicionamento a respeito do tema. O que a Folha tem a dizer? Isso:



Desde a morte do velho Frias o nível do jornalismo praticado na Folha está em evidente declínio. O Mario Ito Bochinni, sujeito que nem conheço mas pelo qual já me simpatizo, percebeu isso e começou um pequeno site de humor, o Falha de São Paulo, destinado a sacanear os exageros, barrigadas e até algumas mentiras publicadas pela Folha. Certamente não lucrou nada com isso, muito pelo contrário. Deve ter perdido tempo escrevendo, pensando e, principalmente, lendo a Folha. O que ele conseguiu em troca? Um processo e a censura de seu site.

Estamos sob risco de censura no Brasil? Sim! Orquestrado pelos grandes jornais e demais veículos de mídia tradicionais e familiares que publicam o que querem, independentemente da qualidade das fontes e da apuração dos fatos, e impedem que vozes dissonantes sejam ouvidas, tanto críticas quanto satíricas. Perto de uma situação como essa, o grande alarde feito pela descoberta da "censura ao humor" nas eleições deste ano a algum tempo atrás parece piada.

Nenhum comentário: